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Edição nº11 - Ano 2, de Dezembro de 1997


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Índice

  • Opinião: a net.News diz NÃO...!
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    • JAVA
      • Concurso JAVA' 97
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      • Barómetro Expresso/Centro Atlântico
      • SAPO
    • JAVA
      • JAVA: Uma nova era
    • Agentes de Software
      • Agentes de Software Conceitos e Arquitecturas

    Continuação do artigo - "Sistemas e Aplicações Hipermédia"
    por Alberto Silva, não incluídas na edição em papel por falta de espaço.

    Agentes de Software Conceitos e Arquitecturas

    III.4 - Agentes Colaborativos/Cooperativos
    Enquanto que os modelos referidos na secção III.1 focam a atenção sobre a representação e o funcionamento interno do agente (visão interna do agente) segundo a perspectiva da IAD, o modelo de agentes colaborativos/cooperativos, conhecido em geral por sistemas multiagente, foca a sua atenção sobre as múltiplas relações e interacções entre os agentes (visão macro ou social) da IAD. Os agentes são em geral, como visto na secção III.1, entidades estáticas e consideravelmente grandes. Podem apresentar diferentes padrões de comportamento e de interacção entre si, nomeadamente cooperação e colaboração [DM90]. Estes padrões levantam consigo respectivamente as questões de coordenação e de negociação de agentes.

    • A cooperação diz respeito à interacção entre diferentes agentes com vista à concretização de um objectivo comum e em que cada agente executa uma tarefa distinta. Uma das questões principais da cooperação diz respeito à garantia de coordenação na concretização das tarefas envolvidas. Uma das soluções clássicas baseia-se na existência de um agente supervisor [BP95], responsável pela tarefa de coordenação. Esta solução apresenta contudo a desvantagem de restringir a autonomia dos restantes agentes e de exigir que as tarefas sejam conhecidas previamente à sua realização.
    • Na colaboração, os agentes realizam uma tarefa comum mas cada um tem objectivos distintos. Este padrão comportamental exige que cada agente tenha uma representação dos objectivos dos outros, assim como a representação de como as suas acções podem influenciar a satisfação dos objectivos alheios. Pelo facto de cada agente ter objectivos distintos, nalguns casos concorrentes, surge a questão da recompensa e da negociação entre todos os intervenientes. Por exemplo, em situações em que existem vários candidatos para a execução de uma tarefa específica, surge a questão da selecção do melhor candidato, com base na remuneração, currículo do candidato, e das expectativas de concretização com sucesso da tarefa correspondente. Existem diversas propostas de modelização dos comportamentos colaborativos de agentes, quer baseadas em modelos económicos [RZ94, Well93] quer em modelos sociológicos [SDCC94].
      Existe um número razoável de aplicações e arquitecturas baseadas em agentes colaborativos ou cooperativos.
    • O simulador Phoenix [Cohe+89] foi um dos primeiros exemplos de sistema multiagente concebido com o objectivo de validação das teorias de coordenação e cooperação de agentes. O sistema trata um caso real: simulação de incêndios e seu combate. Bombeiros, carros tanque e outras peças de combate a incêndio são modelizadas como agentes, e todos eles cooperam na solução do mesmo objectivo, que é a extinção do incêndio. Os diferentes agentes actuam e comunicam entre si (consoante as suas capacidades) por diferentes meios. O sistema mantêm informação dos efeitos causados pelos agentes, o estado do terreno e do incêndio.
    • Outro exemplo é o simulador TruckWorld [FH87], que modeliza um sistema de transporte rodoviário de mercadorias. Os camiões são agentes que percorrem uma rede viária minada por bombas e outros imprevistos similares. Tem diversos objectivos, tais como abastecimento de alimentos às populações, abastecimento de combustível, carregamento e descarregamento de mercadorias. O objectivo deste sistema foi de testar teorias sobre a reactividade de agentes e identificação de características necessárias à sua vivência em ambientes complexos, dinâmicos e não deterministicos.
    • O projecto Pleides [SDCC94] no domínio da tomada de decisões organizacionais, ou o ADEPT [OW96] na área de reengenharia dos processos de negócios, são outros exemplos desta classe de agentes.
    A principal crítica aos sistemas multiagentes reside no facto de serem adoptados modelos baseados no paradigma do pensamento simbólico (ou seja, da IA clássica) os quais produzem aplicações/protótipos pouco flexíveis e com ineficiente desempenho. Outras criticas também dirigidas devem-se à inexistência de teorias consensuais e adequadas aos mecanismos de coordenação e negociação entre agentes.

    III.5 - Agentes de Informação
    O objectivo genérico de um agente de informação é esconder ao seu utilizador a complexidade e heterogeneidade do acesso à informação envolvida, de interactuar com o maior número de recursos de informação disponíveis, e de providenciar mecanismos de partilha e divulgação dessa mesma informação.

    A designação de "agente de informação" não se encontra ainda suficientemente madura já que diferentes sistemas e aplicações com características distintas a adoptam. Os exemplos mais simples desta classe de agentes consistem em processos de pesquisa de informação num espaço de procura mais ou menos conhecido e com base num conjunto de temas ou palavras-chave que o utilizador implícita ou explicitamente define.

    • Informant [Info96] é um agente de informação com procura no espaço da Web com base num conjunto de palavras-chave que o utilizador explicitamente indica. Adicionalmente o agente providencia um mecanismo de notificação de alterações de documentos na Web - o utilizador apenas tem de indicar os URL relativamente aos documentos que pretende ser notificado.
    • SoftBot [EW94] é um agente que permite que o utilizador especifique um pedido de alto nível, com base num conjunto hierárquico de menus, tal como "obter todos os relatórios técnicos e publicações de Alberto Silva que não se encontram guardados localmente na máquina cupido.inesc.pt". O SofBbot inspirou-se na metáfora de um robot fisico com comandos e aplicações usuais no ambiente Unix, tais como: sensores (e.g., clientes archie, gopher, www, netfind) e actuadores (e.g., mv, compress, mkdir).
    • The Bargain Finder [Ande96] é um serviço (agente de informação) especializado na procura de informação sobre discos e CD e seus respectivos preços e vendedores. Os seus utilizadores fazem a pesquisa de um determinado álbum musical e obtêm, como resposta, uma lista com os locais onde esse álbum pode ser comprado e os preços correspondentes. Compete depois aos utilizadores dirigirem-se à loja virtual que apresentou o álbum mais barato, confirmar o preço e proceder à compra desejada. Este é um exemplo inicial de como os agentes poderão vir a ser utilizados num contexto de comércio electrónico global.

    Outros sistemas de agentes mais evoluídos providenciam mecanismos de procura de informação com base na aproximação designada por "filtragem social". Estes sistemas funcionam em contextos restritos (e.g., recomendação de filmes, músicas) e têm como objectivo a identificação dinâmica dos seus utilizadores e a criação de grupos de utilizadores com interesses comuns. Em cada grupo, a informação relevante para um determinado utilizador é sugerida ou recomendada automaticamente a todos os demais elementos do grupo. Firefly [Fire97], ou Jasper [DW95] são exemplos desta aproximação.

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