Notas introdutórias:
Finalmente está decidido a criar a sua empresa. O seu sócio, que ainda não conhece a Internet, apesar de você já ter feito várias tentativas nesse sentido, propõe-lhe o seguinte desafio: "Se conseguires dar resposta a 30 problemas (das muitas centenas) que temos que resolver para pôr esta empresa de pé, então fico totalmente convencido das vantagens da Internet e até te deixo colocar lá um computador com acesso no meu gabinete". Eis os 26 pedidos iniciais:
(1) Como é que se chama aquela rubrica da Rádio Comercial que precisamos de ouvir sobre Finanças que nos vai ajudar a acompanhar os mercados?
(2) E a que horas é que passa?
(3) Dado que temos que ter um cartão de débito cada um vê por favor qual é a anuidade do cartão do BCI.
(4) E se aderirmos ao serviço SuperNet BCI quantos dos últimos movimentos da nossa conta é que podemos consultar através da Internet?
(5) Como nos primeiro tempos o que vamos fazer é investir podes procurar a legislação que temos de consultar por ser aplicável ao Crédito Fiscal por Investimento?
(6) Não podemos falhar nenhum prazo com a Administração Pública senão estamos tramados! Quanto tempo tem a empresa para participar o início de actividade ao Centro Regional de Segurança Social?
(7) Vamos precisamos de contratar um recém-licenciado que no curriculum do seu curso tenha tido Análise de Sistemas de Informação e Bases de Dados para nos ajudar nos computadores. Em que curso o procuramos?
(8) E se conseguirmos exportar como prevemos para os PALOPs precisamos de alguém com formação jurídica nessa área. A Lusíada tem algum curso que forme pessoas com essas competências?
(9) Temos de tentar pagar tudo a prestações desde que não existam juros elevados. Em quantas prestações mensais sem juros podemos pagar o seguro dos carros que teremos que comprar?
(10) Ouvi dizer que a UAP é a segunda maior seguradora a nível mundial por se ter fundido com a AXA - quando é que isso aconteceu?
(11) O melhor é não nos desleixarmos com a formação e já que temos pouco tempo e que tu me vais convencer a comprar um computador, quantas semanas são necessárias para tirar um curso à distância sobre Gestão Financeira?
(12) E já agora vê também sobre Análise de Investimentos.
(13) E se ligarmos vários computadores aqui da empresa à Internet e como temos já um pedido de linhas RDIS para o escritório, qual a mensalidade que iremos pagar à Telepac?
(14) Depois, se nos decidirmos a contratar um Página na Internet, temos que a divulgar em vários directórios. Ouvi falar da Cidade Virtual - vai lá ver quantas consultas eles já tiveram para ver se vale a pena.
(15) Vai depois ao SAPO ver quantos empresas estão lá registadas como podendo construir a nossa Página.
(16) Claro que depois temos que publicitar lá também pois ouvi dizer que são o site português mais visitado. Qual foi o record mensal de consultas que eles tiveram?
(17) Como vamos ter que comprar várias impressoras não interessa comprar das muito caras. Vê quantas dessas impressoras é que a NetShop tem no catálogo entre 75.000$00 e 100.000$00?
(18) Já agora dá-me uma ideia de quanto iremos pagar pelos tonners independentemente das impressoras que seleccionarmos.
(19) E como nos vamos deslocar muitas vezes a Espanha interessa que os telemóveis que vamos comprar funcionem lá. Quem são os parceiros da Telecel nesse País?
(20) Diz quem tem experiência que devemos trabalhar com dois bancos. O problema é que poucos são os tipos que têm um serviço como o BCI pelo que podíamos aproveitar o telemóvel para ver o saldo da conta desse outro Banco. Temos que pagar alguma mensalidade para esse serviço?
(21) Já sei que vais querer assinar algumas revistas de tecnologia - diz-me depois qual o preço da assinatura anual da cyber.net para fazer uma folha de cálculo com essas despesas.
(22) E lá em casa estão-me sempre a chatear com essas coisas da protecção do ambiente que o melhor é assinar também uma revista dessas. Diz-me também depois se existe alguma revista desse tipo no mesmo grupo onde vais assinar a cyber.net.
(23) A Executive Digest é que não pode falhar - aí mando eu! A propósito vê lá se descobres na edição de Novembro qual o livro editado em 1995 sobre "empowerment".
(24) E já viste o que é dito nessa edição sobre a competência técnica que eu te estou sempre a dizer? Vai lá ler o que eles dizem que é também muito importante além desse tipo de competência.
(25) Dado que existe um directório de marcas na Internet e pelo que tu me dizes até é bem completo, também podias ver quantas marcas estão lá registadas de mobiliário lacado pois temos que gastar aí umas massas.
(26) E por falar em mobiliário como é que se chama aquela empresa de Locação Financeira Mobiliária (Leasing) que vamos ter de contactar com instalações na Rua Castilho (Lisboa)?
(27) Para garantir a confidencialidade dos nossos projectos, temos que arranjar uma máquina de destruição de documentos. Vê lá no GuiaNet qual o modelo mais rápido da Geha.
(28) Uma das coisas essenciais num escritório é papel. Se fores procurar este produto à mweb, ficas espantado com a quantidade de papéis que consta na base de dados. Só por curiosidade, vê lá quantos são.
(29) Acho que antes de arrancarmos a sério com a empresa precisamos de dar uma pequena volta pelo mundo para visitarmos algumas empresas congéneres. Olha, ouvi dizer que a TAP até estava a fazer condições especiais com um Jornal a que nos podíamos candidatar. Qual é esse Jornal?
(30) E como esse Jornal é muito lido se calhar as chances de conquistarmos o supercrédito não são muitas. Como a TAP faz Leilões na Internet às quintas-feiras vê lá quais são as datas de regresso com partida a 10 de Dezembro para uma viagem a Roma. Não te esqueças que só me interessa se existirem 4 lugares disponíveis.