A Internet é um espaço vasto, aberto e dinâmico de informação fracamente estruturada. É palco de um número crescente de comunidades de utilizadores e de organizações que estabelecem novas relações, em geral ocasionais, noutros casos mais persistentes e duradouras. Neste contexto, a adopção dos agentes de software parece ser um paradigma bastante adequado à concepção e construção dos futuros sistemas de informação da Internet, em particular nas áreas do comércio electrónico.
A apresentação será predominantemente introdutória e privilegiará a visão do utilizador final em detrimento de uma análise mais tecnológica.
São abordados e exemplificados, entre outros, os seguintes aspectos inerentes ao paradigma dos agentes de software: (1) monitorização de informação; (2) recomendação de produtos e serviços; (3) automatização de tarefas complexas ou rotineiras; (4) filtros de informação; e (5) agentes "casamenteiros". Discute-se as principais forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças que o comércio electrónico suscita a diferentes níveis e segundo diferentes perspectivas.
Por fim, tecem-se especulações/reflexões relativamente às implicações da utilização dos agentes de software no futuro do comércio electrónico na Internet.