O Futuro e o Livro |
|
O Futuro e o Livro
Orador: José Luís Borbinha
|
|
Esta apresentação começa com uma curta perspectiva sobre a história e posição do "Livro" na nossa sociedade, a qual é usada como ponto de partida para um conjunto de especulações futuristas relacionadas com metáforas como o "Livro Digital" e a "Publicação Digital".
É de seguida neste contexto defendida então a tese de que para o paradigma tradicional estará reservada a finalidade do prazer sereno, da cultura da memória, e do conhecimento reflectido, enquanto que o novo paradigma ocupará essencialmente o espaço da informação, do efémero e do prático.
O ponto de vista é reforçado ainda com uma perspectiva de colaboração entre os dois paradigmas, já que devido às propriedades referidas o "digital" tem todas as condições para vir a ser um parceiro priviligiado na divulgação do "tradicional".
O tema é assim apresentado do ponto de vista de alguém com uma formação profissional essencialmente técnica, mas que tem tido o privilégio de ser chamado a desempenhar actividades em áreas complementares, em que essa experiência se tem mostrado assim útil essencialmente como um meio, e não como um fim.
|
|
CV do Orador |
José Luís Borbinha |
José Borbinha recebeu os graus de Licenciado e Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, ambos concedidos pelo IST, encontrando-se actualmente a terminar o seu doutoramento na área das "Bibliotecas Digitais". Está ligado ao INESC desde 1987, sendo actualmente investigador convidado no Grupo de Sistemas e Serviços Telemáticos.
José Borbinha é assistente do IST, estando desde Novembro de 1998 em comissão de serviço na Biblioteca Nacional, como Director dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento. Esses serviços são compostos pelo Gabinete de Edições Electrónicas e pelas divisões de Informática e Porbase, aos quais cabe um papel de relevo na definição do posicionamento e estratégia da instituição face aos desafios das "novas tecnologias da informação", nomeadamente no que respeita aos novos temas relacionados com a Internet e a publicação digital.
|
|